terça-feira, 4 de agosto de 2009

Teatro (ou circo?)

Não adianta, não tem como fugir. O assunto do dia acaba sendo o bate-boca no Senado. Há uma análise muito interessante sobre o tema aqui. Pode-se ler repercussões e opiniões em vários portais de notícias ou em sites de jornais, então não vou ficar reconstituindo os fatos (até porque passaram à exaustão nos telejornais de ontem também).
O que (ainda) chama a minha atenção é o fato de que cada vez mais se vê que os políticos estão se lixando para o Brasil. Nem digo para o povo, pois isto não é novidade, mas falo em relação ao país mesmo. "Bah, que cara amador esse, ainda se surpreende com isso..." Sim, fico entre surpreso e aterrorizado. Um pouco mais e chegarei a defender o anarquismo.
Gente, a política hoje é só uma forma de enriquecer? Só serve para resolver os problemas da família? É só para ter acesso a cada vez mais dinheiro e posses? Não foi o primeiro bateboca (já nem sei mais se é junto ou se tem hifen, mas isso é o de menos!) e nem será o último, mas olha o que está em jogo, e olha quem são os envolvidos. Mais: olha as acusações que são feitas e os argumentos apresentados, bem como as ameaças. Quando foi o último embate ferrenho como esse em torno de um projeto para o país? Quando foi a última vez em que os políticos brasileiros defenderam com tamanha paixão ou voracidade uma ideia ou algo para elevar a vida do povo, ou algo de que o Brasil possa se orgulhar?
Sim, sei que o que deu origem à discussão de ontem no Senado foi um motivo absolutamente digno: a retirada do Sarney da Presidência da casa, mas isso é básico demais. Ele já deveria ter saído há muito tempo. Não era para ainda estar se discutindo isso. E mais: ele saindo, será que muda muita coisa???
Enfim, entra ano e sai ano, mudam os políticos (ou não) mas vemos sempre o mesmo circo. A diferença é que não somos a plateia, mas os protagonistas: os palhaços.
Os bate-bocas, as rixas e as briguinhas são antigos, mas o que mudou na história, no desempenho político-econômico do país com tais brigas? Talvez elas nem acontecessem se não houvessem câmeras por lá...

4 comentários:

Milton Morales disse...

Cara, parabéns pelo texto... está excelente... mas me perdoe não comentar algumas coisas, pois, como disse no meu texto, às vezes isso cansa... e como cansa...

Mente inquieta disse...

Aham, entendo!
Abç

Jú Martins disse...

Rafa, muito boa tua analise mesmo!! Bom, não querendo tomar partido (mesmo sendo impossivel, só fica uma refelexão: Quem a única cupula que vem denunciando e "metendo o dedo na cara" desses politicos corruptos?! A pequena parcela do PSOl.. Então eu ainda acredito que a politica no Brasil possa tomar um rumo diferente... Quanto ao Sarney e a nossa "querida" Yeda já deveriam estar fora a muito!!

Bjo da Pupila!

Mente inquieta disse...

Sim, isso é certo; por isso ele tem levado meus votos. Que possa crescer sem se corromper, ao contrário do que aconteceu com o PT!
bj