domingo, 30 de agosto de 2009

Os dias passam quadrados - parte I

Começa a me sobrar uns minutos, então, é hora de atualizar esta bagaça, como já diria Marcelo Tas, e compartilhar com os leitores um pouco do que vai nesta mente inquieta.
Como sei que a maioria dos leitores de blog costuma ler vários, e, portanto, não deve ter tempo para lê-los todos diariamente se tiverem textos imensos (pelo menos é o meu caso), resolvi facilitar as coisas; esta divagação então se dividirá em três partes (acho eu, pois não tenho muito poder de concisão!).

Pués vamos lá.
Na última postagem comentei que ficaria uns dias afastado em função de uma carga absurda de trabalho. Não que normalmente não tenha, mas quase sempre consigo me organizar. Um pouco. E às vezes consigo até pensar um pouco sobre isso, no banho ou durante uma refeição. Para que se entenda o que quero dizer, talvez seja melhor explicar um pouco o que é a rotina de trabalho de um professor.
Trabalho em """"apenas"""" duas escolas, que me ocupam 5 manhãs e 4 tardes. Chego em casa normalmente por volta das 18:00, quando faço um breve lanche e começo a preparar atividades, procurar materiais, pesquisar assuntos, textos, vídeos, etc. Como tenho 18 turmas (em torno de 700 alunos), e de todas as séries, tenho sempre que preparar aulas para TODAS as séries. E buscar coisas novas para TODAS. Não dá para chegar sempre com a mesma aula, a mesma atividade, a mesma dinâmica; ainda mais hoje em dia, em um mundo tão ráitéqui e com tantas possibilidades, e com as crianças e adolescentes tão 'ligados' e antenados. Pois só isso já me consome um tempoo absurdo, todos os dias (por enquanto só estou me referindo aos dias úteis, mais adiante chego aos fins de semana). E como são 18 turmas, e de todas as séries, sempre tenho trabalhos ou provas para corrigir, e aí vai mais tempo. E isso que para as provas objetivas que aplico, como normalmente as do Ensino Médio, conto com a ajuda inestimável da Sra. Mente Inquieta, mas ainda assim somo os acertos, coloco as notas, passo-as para o caderno, etc.
Isso tudo durante o início e meio de trimestre. No final é bem pior. E isso de segunda a sexta.
E os finais de semana? Não muito diferentes. Acordo, TANTO NO SÁBADO QUANTO NO DOMINGO, por volta das 07:00, como alguma coisa e já começo novamente. Pesquisa de coisas e materiais interessantes, formatação de aulas e atividades, planejamentos para conteúdos (o que trabalhar, como, cálculo de tempo/ aulas necessárias, recursos necessários, etc.), elaboração de atividades, avaliações, ... (e mais um monte de reticências). Isso quando não trabalho na escola (em uma delas) no sábado de manhã, o que normalmente ocorre duas vezes por mês. Aliás, ocorria, pois agora, em tempos de agáumeneum, passarei praticamente todas as manhãs de sábado em alguma das duas escolas. Ainda sobre o sábado: depois de tudo isso, almoço e continuo trabalhando mais um pouco, até a hora do meu jogo de futebol, das 16 às 17. E isto para ficar menos coisas para fazer na noite de sábado/ manhã de domingo. Mas sempre fica bastante.
Domingo: de novo levanto cedo e vou trabalhando até a hora do almoço e mais um pouco depois. Se o tempo está bom, saio à tarde para caminhar e tomar chimarrão. Volto à tardinha, arrumo as coisas e já começa outra semana. Nada de novo.
Tudo de novo.

5 comentários:

Unknown disse...

Tudo verdade. Essa nossa vida de professor é mesmo quase um martírio, não fosse o prazer de ensinar.
Continuemos, a peleia é dura!

Anônimo disse...

por isso que admiro e respeito tanto essa profissão...
pena que o governo e a maioria das pessoas naum da o minimo valor...
bjoo
andressa.

Milton Morales disse...

Eu penso algumas coisas sobre esse descaso estatal com a edudação... mas esperarei as outras duas partes para comentar...

... seja como for, decididamente a tua rotina de professor é estafante... me cansei por ti apenas lendo... realmente, é preciso amar muito o que se faz, nessas horas, pois a contra-prestação do empregador é uma piada...

... mas, enfim, esperemos as outras duas partes... ;]

Jú Martins disse...

Só comentei aqui agora, pra dizer que esperarei o final desse para realmente COMENTAR.. ainda não sei onde "tu quer chegar"...

Mas, vida de professor é isso mesmo ;)

Sds²

Bjo da Pupila!

Mente inquieta disse...

Ok, aguardo ansioso!
Abraço a todos!