terça-feira, 18 de agosto de 2009

90020-007

Muitos dirão que é pela minha formação, mas o fato é que sempre gostei de ver fotos antigas. Principalmente de lugares que conheço. Ainda mais de lugares que conheço e adoro.
Refiro-me à cidade de Porto Alegre, da qual sou fã incondicional. Mesmo com todos os problemas (que não são poucos), carências e dificuldades que vem grassando em nossos tempos, muitas delas comuns às grandes cidades hoje.
Há algum tempo atrás comentei aqui a respeito de um excelente livro que li sobre momentos difíceis que a cidade atravessou há décadas atrás, livro este alta e ricamente ilustrado, que demorei mais para ler porque ficava olhando um tempão cada foto.

Pois acabei de ler agora um livro indispensável para quem também curte a cidade e os costumes e imagens de tempos atrás. Trata-se de Rua da Praia, escrito por Nilo Ruschel e publicado originalmente em 1971, agora relançado pela Editora da Cidade. Neste as fotos não são muito grandes para se admirar como no Enchente de 41, mas as histórias que são contadas, os causos, os costumes desde as primeiras décadas do século passado são extremamente curiosos. Os tipos e as figuras conhecidas pelos frequentadores da rua (na época a maioria, pois a Rua da Praia não era apenas ponto de trabalho e correria como heje, mas ponto de encontro, de socialização, de vivência!). De garçons que conheciam todos os fregueses e seus pedidos (e até se recusavam a trazer outro diferente do que o cliente habitualmente pedia) à nata política e empresarial, passando por notórios que se afundaram e perdendo tudo na boemia, virando, muitas vezes, pedintes poliglotas, pianistas e dotados de erudição ímpar. As histórias são contadas em um ritmo e de uma forma tal que muitas vezes dá para se imaginar dentro de uma confeitaria ou de um recém-inaugurado cinema.
Este não dá para não ler: além de tudo isso, é bem baratinho: 20 dinheiros, a edição com mais de 200 páginas e histórias que nos fazem pensar em como tudo foi parar do jeito que está hoje...

3 comentários:

Jú Martins disse...

Cara, eu tb compartilho dessa tua paixão por Porto Alegre, e principalmente pelo centro!! Ahh o centro!! De dia, uma correria insuportavel, mas a noite e a tardinha o centro parece uma "cidadezinha" do interior.. =D
EU AMO ele! E, agora está recebendo um título de CENTRO HISTóRICO. O que não a toa né?! pois o centro de Porto Alegre é mesmo história pura em casa esquina.. Ah! a esquina democrática!!
Dá uma olhada nesse link que explica o projeto e é bem legal: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2037002.xml&template=3898.dwt&edition=10245&section=665
(link grande.. hehe)
me empresta o livro? ;P
Sds móohr!

Bjo da Pupila!

Mente inquieta disse...

Aham, muito interessante!
Tá na mão o livro!
sdd 2, bj

Jú Martins disse...

Já recebi!!!

Sds²

Bjo da Pupila!