sexta-feira, 7 de agosto de 2009

POE, de novo

Como estes dois assuntos que tenho tratado aqui (Sarnento e Yeda) vão longe - aliás, legal mesmo seria se ELES fossem para longe! - vamos aqui com a indicação do livro que acabei de ler, até para não fugir muito da proposta do blog.


Ainda nas férias de verão, comentei aqui que 2009 marca os 200 anos do nascimento de Edgar Allan Poe, que tem uma extensa e fundamental bibliografia, para quem gosta de literatura, e obrigatória para quem gosta de contos. Poe foi um mestre em vários gêneros de conto: histórias policiais, de possessão, fantásticas, etc., bem de acordo com a vida conturbada que teve, que pode ser sintetizada em uma frase dele mesmo: "Tenho medo de olhar o horror da existência, mas se desvio meus olhos dele, sou aturdido pelo nada que me envolve e me consome." Enfim, inspiração, portanto, não faltava...

Pois acabo de ler e indico agora o Assassinatos na Rua Morgue, clássico em termos não apenas de contos, mas principalmente no gênero policial, em que ele foi verdadeiro mestre e influenciador de muita gente boa que veio depois.
A leitura prende, como é comum na obra dele, e instiga; flui que é uma beleza. A ideia do conto em seu princípio, a short story, é a de que ele deve ser uma leitura para "ler de uma sentada só". Se o livro tem m5 ou 6 contos, então, dá para ler em 5 ou 6 "sentadas" (no bom sentido, claro!). Tem até em edição de bolso, bem baratim'!

2 comentários:

Jú Martins disse...

è... Eles tem de ir pra longe mesmo!!
Mas então, esse livro é mtu bom mesmo.. eu li quando tava no colégio ainda. Tenho ele em versão Pocket...
Esses dias ouvindo Cascaveletes lembreo de ti =)

te cuida.. sds²

BJo da Pupila!

Mente inquieta disse...

Bah, tô baixando várias demos deles!!! Muito bom!
sdd, bj