sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mitologia Grega

Pelo que se vê, finalmente a História está cada vez mais caindo no gosto popular. É o que se pode verificar pelo grande número de revistas do gênero que já existem (Nossa História, Aventuras na História, História Viva, Revista de História da Biblioteca Nacional, Discutindo História e tantas outras), pelos programas que cada vez mais frequentemente enfocam assuntos ligados à ela (edições do Globo Repórter, SBT Repórter, etc.), documentários de História exibidos no National Geographic e no Discovery Channel, além de já existir um canal específico, o History Channel. Isso tudo sem falar nos filmes com temáticas históricas que já existem e que são sistematicamente realizados (centenas de exemplos...), bem como nas séries de livros (até juvenis, o que é muito bom, para já ir estimulando o gosto!) e televisivas (Band of Brothers, Roma, ...).
Assim sendo, não poderia ficar para trás, deixando de colocar dicas neste sentido aqui. Já há uma dica aí ao lado, o link para meu blog de História, o História em suas mãos, que no momento está em ritmo de férias: um post aqui outro acolá...
A dica de livro de hoje é também nesta área, de um livro que li na faculdade (sim, faz tempo, mas já se escrevia assim, e não mais 'phaculdade'!!) e encontrei a versão de bolso na Feira do Livro, que acabei pagando mirrados 8 pilas! Acabei de relê-lo ontem:

Mitologia Grega, de uma referência em estudos de Antiguidade, o já falecido Pierre Grimal (quando li pela primeira vez o livro, ele ainda era vivo, morreu em 1996 - depois de Cristo).
Além de apresentar a teogonia grega (e inclusive pré-helênica), com os titãs e titânidas, apresenta o ciclo dos deuses olímpicos e os ciclos heroicos, tudo com a devida genealogia, pois é muito fácil se perder em meio a dezenas e mais dezenas de nomes de deuses, titãs, semideuses, etc. Agora, mais do que isso, Grimal analisa o que é um mito, o que é a mitologia, as lendas, os mitos perante a vida e o mundo moderno e como compreender este imaginário todo, em seu contexto.
Para quem já se interessa pelo assunto e para quem quer dar os primeiros passos, é um bom começo!

Nenhum comentário: