Apesar de adorar a cidade com este nome na região metropolitana de Porto Alegre, o post de hoje não é sobre ela, mas sobre o livro do Milton Hatoum.
Acabei de lê-lo e fiquei bastante impressionado com a força dos personagens e com ótima construção da trama e dos detalhes. Além do auge e da desagregação da família de Halim/ Zana/ Yaqub/ Omar/ Rânia, Domingas/ Nael, a história também, paralelamente, é bem contextualizada e recortada em cada momento histórico correspondente, de pouco antes da Segunda Guerra Mundial até a ditadura militar. Mais do que a 'fase boa', a derrocada e os problemas da família, é possível ver também momentos de prosperidade e de decadência entre a sociedade manauara de uma forma geral.
E, vamos combinar, o enredo não é nenhuma invenção. Ao ir lendo, reconheci o que se passa em uma família bem próxima que conheço bem (praticamente cada detalhe: a superproteção ao filho do meio, o quanto ele se vale disso, etc.) e muito do que vejo em outras. Ou seja, é uma história possível, absolutamente plausível, mas contada com maestria! Leitura rápida e agradável, para uns dois dias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário