quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Menino Deus - 1909

Este post não é só para quem conhece o bairro Menino Deus e a Avenida Ganzo. Claro, quem os conhece, se identificará mais, mas a nostalgia pode ser compreendida por todos. O texto é do Correio do Povo, e foi noticiado em 24 de outubro de 1909.
Não consegui uma foto antiga da Ganzo, mas abaixo do texto segue uma foto da antiga avenida Treze de Maio (para quem não sabe, é a atual av. Getúlio Vargas), vista da atual José de Alencar.




"Menino Deus e Praia de Belas
Melhoramentos materiaes

Sabemos que brevemente os srs. João Barbará e coronel Ganzo Fernandez metterão mãos á importante obra que tiveram em vista ao fazerem a aquisição de um vasto terreno com faces para a avenida 13 de Maio, no Menino Deus, e para a praia de Bellas; isto é, começarão a transformar aquella zona suburbana num grande centro de diversões publicas, qual dellas a mais attraente. Os trabalhos terão inicio pela organisação do jardim zoologico, havendo annexos diversos interessantes divertimentos, e que terá frente para a praia de Bellas. Simultaneamente começará a construcção de uma bella avenida que marginará, no espaço de cerca de meio kilometro, aquelle aprazivel local e que, uma vez prompta, apresentará o mais agradavel aspecto, com o seu elegante caes, caprichosa arborisação e calçamento a paralelepipedos de madeira, facilitando o deslise dos carros, automoveis e bicycletas cujo transito, nas horas de recreio, dará á pittoresca praia um ar chic de vida mundana. Á noite, a avenida será illuminada por poderosos fócos de luz electrica. Ainda hontem, o coronel Ganzo Fernandez, que é um empreendedor incansavel e inteligente, dizia a um dos nossos companheiros: "Porto Alegre é uma lindissima cidade á qual está reservado um esplendido futuro: assim haja iniciativa, coragem e trabalho."

Hoje é uma das ruas mais bonitas da cidade...


2 comentários:

Anônimo disse...

legal... alem da história e tal...achei muito interessante como o nosso idioma teve alterações de lá pra cá !
(olha o que a andressa foi reparar !tinha que ser...apoksaposkas)
bjinho..
Andressa Duarte.

Mente inquieta disse...

Mas é tri isso sim, o idioma e maneira de se referir às coisas!
bjs