domingo, 22 de agosto de 2010

Rio III - Final

Tá, último post do Rio. Ainda há muitos lugares interessantes para comentar, mas o mundo gira, e é maior do que a Cidade Maravilhosa!

Clica nas fotos para vê-las como merecem!

Para encher os olhos (e o estômago, desde que se esteja com dinheiro), é imperdível uma visita à Confeitaria Colombo, no centro. Retrata bem a opulência da cidade na virada do século XIX para o XX (foi construída em 1894!). Tem doces (salgados também, mas sabe como é formiga gorda...) inacreditáveis e inexplicáveis. Tem também espelhos de cristal belga e uma decoração dessas:
Falando em termos históricos, é intessante também visitar a igreja do Mosteiro de São Bento, erguida entre 1663 e 1691! Constitui-se em um dos principais exemplos do barroco no Brasil. Diz que na missa das manhãs de domingo há até canto gregoriano entoado pelos monges do local. (a foto está ruim pela proibição do uso de flash no seu interior).

Em termos artísticos, há a Escadaria Selaron, no Bairro Santa Teresa (ao lado da Lapa). Selaron, se bem me lembro, é um artista chileno que vive no Rio há muitos anos, e começou a decorar o local com os mais diferentes azulejos, até que tal ofício foi se tornando conhecido e ele passou a receber os mais diferentes azulejos, dos mais variados países do mundo. Assim, vai sempre aumentando a coleção/ exposição.


Só foi uma pena mesmo não ter podido ao Museu Imperial, em Petrópolis, pois o dinheiro chegou ao fim. Mas fica aí um bom pretexto para voltar!

2 comentários:

Anônimo disse...

bah lugares mega lindos...
adorei a parte da formiga gorda!sokasokasoaks

obs:que pretexto pra voltar hen?!esse da um nó na garaganta,uma emoção sem exlicação de entrar la é fantastico,vale a penaa...ahh e só assim tu para de trabalhar um pouco!
bj
dessa

Mente inquieta disse...

Pois é, vou ter que dar um jeito - sabe lá quando agora...
bj