terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quem são seus pais?

Bah, não costumo ver novelas, mas meus locais de trabalho são tomados de mulheres; em ambas as escolas em que trabalho, os homens são minoria. E, além de mulheres, são noveleiras... Embora eu não veja, minha senhora vê, direto (fico lendo ou trabalhando enquanto ela assiste).
Por causa de tudo isso, acabo ouvindo muitas coisas sobre as novelas, coisas que me deixam intrigado...
Primeiro, a maioria das pessoas que veem novela já sabem exatamente o que vai acontecer (por revistas, internet, etc.) , mas VEEM ASSIM MESMO (?????). Tá, nem precisa ser adivinho, a fórmula é sempre a mesma: os "do mal" passam a novela inteira se dando bem, ralando com os outros, aí, na última semana eles se dão mal e os bonzinhos acabam bem. E aquele casal que passou a novela indo e voltando, um descobrindo coisas do outro, vão se casar no fim (isso é fácil de ver: sempre que um homem e uma mulher se olham, no ínicio da novela, e TOCA UMA MUSIQUINHA melosa, é batata que eles vao ficar juntos!)
Segundo, e é isso que motivou o título deste post: soube que as três novelas que estão dando agora no canal aquele tem histórias de filhos que não conheciam seus pais ou acham que é um e é outro, ou pais que não conhecem seus filhos!!! Na boa, falando sério, a última novela que vi (sim, confesso que já vi novelas...) foi Tieta (nem sei em que ano deu, mas faz tempo - o José Mayer ainda tinha barba e cabelos pretos, acho que sem tinta, e a Luíza Tomé batia um bolão!! Mais ainda, a novela teve trilha sonora em fita K7!!!!),


mas, enfim, sei que de lá para cá tiveram x² novelas com esse enredo: casal está bem feliz namorando, até que descobrem que são irmãos, um dos dois não é filho de quem pensava. Ou a pessoa trabalha justamente com o pai sem saber. Ou a mãe diz a vida inteira para o filho que seu pai é fulano, e só por algum problema ou casualidade, se descobre que não, que o pai é outro. E assim por diante, mas sempre com o mesmo enredo...
O que leva a outras duas questões:
a) ou isto é coisa mais do que comum, acontece direto por aí e eu não sei (acho que não conheço ninguém nessa situação, mas vai saber - nas novelas a pessoa só descobre quem é seu pai lá no meio ou no fim; na vida real, quando se descobre? - se é que isso é assim comum mesmo)
b) ou, se isso não é comum, então é pura falta de imaginação na hora de criar histórias, como se não existissem outros assuntos ou situações possíveis de serem abordados. Mas ainda assim, há que se 'tirar o chapéu' para quem faz as novelas: ainda que abordando o mesmo tema, a mesma situação, todos os anos ( e, às vezes, em todas as novelas, como agora), ainda assim conseguem fazer de uma forma que ainda tem gente que assiste!!! É de impressionar.

3 comentários:

Anônimo disse...

apokspoakspoakposkapokspoask
semana passada estava conversando com meu tio sobre esse enredo,nao da mais pra aguentar...eu naum gosto de assistir novela mas tbm acabo sabendo tudo pois a maioria do pessoal que eu convivo assiste e comenta e as vezes acabo assistindo o que eh o suficiente pra entender tudo...
mas acho que eh falta de criatividade mesmo,pois tambem nao conheco ngm com uma historia assim!
bjoooos
saudadees
Dessa

Jú Martins disse...

ééé verdade amigo!!
As novelas SEMPRE tem o mesmo pano de fundo... as histórias se repetem a cada novela das "7", "8" ou "9".. que na verdade NUNCA são esse horário tb!! Mas a terrivel realidade é que o "pessoal" gosta mesmo disso, sabem o que vai acontecer e ainda falam: "Ai, será que o fulaninho vai ficar com a fulaninha".. ou enfim, qualquer coisa do enredo!!

To morrendo de sds tuas!

Beijo da Pupila ;)

Mente inquieta disse...

Pois é, e olha o sucesso que fazem...
Saudade também, das duas!
bjs