domingo, 28 de fevereiro de 2010

Outros tempos!



"Como se verá na declaração hoje publicada nesta folha, está definitivamente resolvido que, a começar de 1º de janeiro proximo, o commercio do varejo fechará ao escurecer (7 e 1/2 horas). Essa deliberação, digna de applausos, é de grande alcance para caixeiros e patrões, que, assim, terão horas de lazer para cultivar e recrear o espirito, dedicando-se ao estudo ou a diversões uteis. Até agora em nosso meio, o pessoal empregado do commercio tem sido sobrecarregado de trabalho em demasia, com 12 e 14 horas de serviço diario! Em Buenos Aires, centro commercial de grande importancia e extraordinario movimento, as casas de negocio abrem ás 8 horas da manhã, fecham ás 11 e 1/2; reabrem-se á 1 hora da tarde e cerram as suas portas ás 6 e 1/4, dando, assim, a patrões e caixeiros a folga necessaria para refazerem as forças despendidas em cerca de 8 horas de continuo labor. O mesmo succede em Montevidéo e outras praças e o mesmo ha de se fazer ainda em Porto Alegre, sem prejuizo de ninguem e com vantagem para uma grande massa de cooperadores do nosso progresso"


Como se pode ver pela ortografia (e pelo estilo), a notícia não é nova. Nem poderia, neste estágio socioeconômico que vivemos. Na verdade, a notícia acima foi veiculada pelo jornal Correio do Povo em dezembro de 1909! Tempos em que não haviam ainda leis trabalhistas nem regulamentação da jornada de trabalho. Ainda assim, em Porto Alegre começava a despontar um leve espírito de humanidade, uma preocupação de que os trabalhadores passassem a ter um tempo para si, para lazer e para a família. Espírito de humanidade, é interessante notar, influenciado pelos hermanos platinos - veja-se a referência a Buenos Aires e Montevidéo.
Que diriam hoje, tempos em que se bota funcionários a trabalharem aos domingos e feriados?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Previsão do tempo

Assim não dá: estúdio com baratas é brabo...
Nunca tinha visto um homem apresentando a previsão do tempo...

(liga o som!)


(é, continuo sem ver!!)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Meus personagens!


A dica de hoje é Os espiões, de Luís Fernando Veríssimo, que dipensa apresentações. Apesar disso, ele não é unanimidade entre os amantes da literatura ou, mais ainda, entre os meios mais eruditos. Muito disso se deve ao fato de ele ter feito carreira como cronista, gênero considerado "menor" dentro da literatura, "mais fácil", mais superficial e menos profundo. De fato, cronistas temos muitos, uma infinidade. Assim como é possível identificar vários graus de qualidade em crônicas. As do Veríssimo, em minha humilde opinião, estão entre as melhores.

Mas o livro em questão é um romance, gênero a que o autor vem se dedicando já há alguns anos. Quem critica os romances dele normalmente o faz pela pouca densidade ou profundidade interior de seus personagens. Penso que, nas histórias criadas por ele, os personagens caem como luvas. O enredo deste livro é interessante e original, e os personagens são verdadeiras obras, construídos somente por alguém com o talento, a perspicácia e a capacidade de analisar o cotidiano como o Veríssimo. Alguns pitorescos, quase caricaturescos, mas profundamente possíveis. O leitor deve conhecer vários tipos como eles. Personagens que eu gostaria de criar!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sede!

V E R Ã O

+

F É R I A S

=


(Pena que acabaram (as férias, não o estoque)...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quem são seus pais?

Bah, não costumo ver novelas, mas meus locais de trabalho são tomados de mulheres; em ambas as escolas em que trabalho, os homens são minoria. E, além de mulheres, são noveleiras... Embora eu não veja, minha senhora vê, direto (fico lendo ou trabalhando enquanto ela assiste).
Por causa de tudo isso, acabo ouvindo muitas coisas sobre as novelas, coisas que me deixam intrigado...
Primeiro, a maioria das pessoas que veem novela já sabem exatamente o que vai acontecer (por revistas, internet, etc.) , mas VEEM ASSIM MESMO (?????). Tá, nem precisa ser adivinho, a fórmula é sempre a mesma: os "do mal" passam a novela inteira se dando bem, ralando com os outros, aí, na última semana eles se dão mal e os bonzinhos acabam bem. E aquele casal que passou a novela indo e voltando, um descobrindo coisas do outro, vão se casar no fim (isso é fácil de ver: sempre que um homem e uma mulher se olham, no ínicio da novela, e TOCA UMA MUSIQUINHA melosa, é batata que eles vao ficar juntos!)
Segundo, e é isso que motivou o título deste post: soube que as três novelas que estão dando agora no canal aquele tem histórias de filhos que não conheciam seus pais ou acham que é um e é outro, ou pais que não conhecem seus filhos!!! Na boa, falando sério, a última novela que vi (sim, confesso que já vi novelas...) foi Tieta (nem sei em que ano deu, mas faz tempo - o José Mayer ainda tinha barba e cabelos pretos, acho que sem tinta, e a Luíza Tomé batia um bolão!! Mais ainda, a novela teve trilha sonora em fita K7!!!!),


mas, enfim, sei que de lá para cá tiveram x² novelas com esse enredo: casal está bem feliz namorando, até que descobrem que são irmãos, um dos dois não é filho de quem pensava. Ou a pessoa trabalha justamente com o pai sem saber. Ou a mãe diz a vida inteira para o filho que seu pai é fulano, e só por algum problema ou casualidade, se descobre que não, que o pai é outro. E assim por diante, mas sempre com o mesmo enredo...
O que leva a outras duas questões:
a) ou isto é coisa mais do que comum, acontece direto por aí e eu não sei (acho que não conheço ninguém nessa situação, mas vai saber - nas novelas a pessoa só descobre quem é seu pai lá no meio ou no fim; na vida real, quando se descobre? - se é que isso é assim comum mesmo)
b) ou, se isso não é comum, então é pura falta de imaginação na hora de criar histórias, como se não existissem outros assuntos ou situações possíveis de serem abordados. Mas ainda assim, há que se 'tirar o chapéu' para quem faz as novelas: ainda que abordando o mesmo tema, a mesma situação, todos os anos ( e, às vezes, em todas as novelas, como agora), ainda assim conseguem fazer de uma forma que ainda tem gente que assiste!!! É de impressionar.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Para quem não é bom sujeito!

Dica interessante para estes dias, em que a cidade fica um paraíso, se consegue ir aonde quer, estacionar, não enfrentar filas, etc.
Mais ainda, um bom programa para quem não é bom sujeito, é ruim da cabeça ou doente do pé: em vez de ficar assistindo uma interminável cobertura de desfiles de escolas de samba, onde o cara nem sabe direito qual está desfilando, pois é tudo tão igual, vai curtir um show de rock. Carnaval é bom quando o cara é solteiro (bah, vou me incomodar por isso, mas agora foi...)!!!! Rock é bom sempre. E esse é "de grátis"!!!! É hoje, domingo:


Pra ser sincero, não conheço a maior parte dessas bandas, mas:
1) É na Redenção, então o cara já tá por lá mesmo, tomando um chimarrão, cosetal...
2) Indico por causa da AuditivA, que, esta sim, conheço e atesto a qualidade. A banda é tri, e vai fechar o show. A entrada deles está prevista para as 20:00. Vai agora que é de graça, pois em seguida o show deles vai custar bem caro!!!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tudo errado!

Quem lê o blog há mais tempo sabe que a ideia não era colocar coisas desagradáveis aqui; quem gosta de más notícias, pode ler qualquer jornal ou assistir vários telejornais todos os dias (mas assiste só o início, pois todos eles acabam com boas notícias - técnica jornalística, a serviço do continuísmo).
Na verdade tinha até criado um outro blog, destinado a relatar e reforçar casos de corrupção e todo tipo de falcatruas promovidas pela podre classe política brasileira, mas fui obrigado a abandonar o projeto por pura falta de tempo. Simplesmente não conseguia dar conta de tanta falcatrua para colocar no blog, precisaria de uma meia dúzia (no mínimo) de colaboradores, estagiários, bolsistas, sei lá eu o quê. Abortei a missão mesmo.

Mas não dá para não comentar a nova peça teatral brasileira: a prisão do infame José Roberto Arrouba, bem como a intimação do Leonardo, que de Prudente não tem nada, e de vários outros envolvidos no esquema, no Distrito FEDEral.
Por partes: em primeiro lugar, é um absurdo ainda ouvir os jornalistas se referirem ao caso como o "SUPOSTO" esquema de desvio de dinheiro. Sei que é cuidado da profissão, que acusação é coisa séria, cosetal, mas pô, está tudo gravado, todos viram as imagens... Suposto? O Aurélio, no verbete "suposto", traz as seguintes definições:
"Adjetivo -
1. hipotético;
2. Atribuído falsamente a alguém"

Se supõe uma coisa quando não se tem provas, mas as IMAGENS não comprovam que o esquema existe? Algum dos amigos leitores coloca dinheiro em meias ou na cueca quando vai comprar panetones?

Mais ainda, falando em imagens: dificilmente se verá outra cena tão bizarra quanto aquela da quadrilha, de mãos dadas, agradecendo a DEUS por se darem bem em seus golpes. Não digo que quiseram debochar do povo, pois não sabiam que estavam sendo filmados, mas no mínimo estão desrespeitando o Deus e a religião que juram seguir.

Mas as barbaridades não param por aí. E o que é pior: até nosso presidente contribuiu para este festival de horrores. Segundo Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente, ele recebeu a notícia com tristeza e afirmou que "não é bom para a consciência política do Brasil que um governador vá para a cadeia." Esse é o nosso presidente...

Mas, pelo jeito, em seguida ele ficará mais alegre. Finalmente, após o Arrouba ter passado a noite em uma cela especial, com TV e ar-condicionado (bem oportuno nestes dias de fevereiro), fica a pergunta: até quando ele ficará por lá? Sim pois, pelo que sabemos da "justiça" brasileira... Até não dá para reclamar só dela, pois as leis brasileiras é que são feitas jé sempre de maneira a permitir brechas e várias interpretações... O problema é que elas são sempre interpretadas a favor de quem menos merece. 'Coincidentemente', os que fazem as leis...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

De Cuba


Tempos atrás comentei aqui sobre o blog da cubana Yoani Sánchez, que REALMENTE vale a pena seguir. É na verdade uma aula viva de História, Geografia e Política.

Vale MUITO a pena também ler o livro da moça: De Cuba com carinho.

Na verdade é uma compilação das postagens do blog dela, por mais de um ano, e explica porque ela ganhou o prêmio Ortega & Gasset. E porque é tão acessado, lido e comentado. Quem ainda se ilude com a ilha deve necessariamente ler. Já expliquei por aqui que ela não se pretende uma rebelde ou revolucionária e não escreve por ódio, mas sim pelo sonho de um dia ver Cuba se tornar um país livre. De um dia poder comer todo o frango que desejar. Ou batatas. E poder também queimar sua cartela de racionamento. E ter luz, água e acesso a internet sem subterfúgios.

Um interessante relato a respeito do que se tornou o país depois do fim dos subsídios soviéticos.

Enfim, como escrevi há pouco, quem ainda se ilude com o país que se mude para lá. Principalmente mulheres em briga com a balança: pode ser uma boa alternativa para emagrecer!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Notícias

Não esqueci dos amigos e dos blogs que sigo.
Não aguentei o calor e fui para a praia de última hora.Voltei ontem, cheio de coisas para fazer (nem parece férias) e em seguida volto a alimentar esta bagaça, ler os outros blogs e comentar!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Drive!

Mas aí teve gente que olhou o Black Carbon e falou: "bah, um carro daqueles nas ruas e nas estradas do Brasil não adianta nada"...
É, até concordo que tem o problema dos buracos e dos radares, mas dá para se divertir!
Não tive acesso ao Black Carbon, mas pedi para um amigo me filmar dirigindo outro carro, para mostrar como dá para se divertir com carrões no Brasil sim! Assiste aí!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Memória de minhas putas tristes

História de um homem que, ao completar noventa anos, resolve ter uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. Liga para Rosa Cabarcas, a velha dona de um prostíbulo e faz a solicitação para ela, que não tem nenhuma menina assim, mas se esforça para conseguir, afinal o velho ("Sábio Triste", como ela o chama) é cliente muito antigo (embora não apareça há vinte anos), com alguns privilégios, como o de entrar na casa pelo portão do pomar, mais discreto.

Este é o enredo que dá início à interessante história que será contada, em primeira pessoa, em Memória de minhas putas tristes, romance de Gabriel García Márquez.


Leitura fácil e agradável (comecei na madrugada e terminei na tarde de ontem). Enredo atraente e cativante, poucos personagens e curta extensão. texto leve, permeado de situações interessantes, é quase como entrar na mente do narrador (protagonista), que vai contando suas memórias, conforme elas vem á cabeça.
Por ora só digo isso, García Márquez dispensa maiores apresentações. Pega e lê.