quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sabedoria egípcia

Fugindo um pouco ao padrão (nem sei se há algum aqui...) deste blógue,, trago aqui uma pérola da sabedoria egípcia, cunhada há MAIS DE 4.000 ANOS ATRÁS. Foi retirada do livro que estou lendo no momento, Fatos e mitos do Antigo Egito, de minha ex-professora da UFRGS Margaret Bakos.
Trata-se de uma instrução de um vizir (correspondente a um alto funcionário do faraó), Ptahotep, composta durante a V Dinastia, no período do FAraó Djedkare Isesi (-+2.380 a.C.), a pedido do faraó, quando Ptahotep lhe pediu permissão para abandonar o cargo de vizir, pois sentia-se velho e cansado. Ptahotep teria indicado seu filho para substituí-lo, ao que o faraó não se opôs; mas apenas solicitou-lhe que instruísse seu filho, preparando-o para o cargo, pois, segundo o faraó, "ninguém nasce sabendo".
A instrução, enfim, inicia com essas palavras, que muita gente poderia relembrar hoje em dia...

"Não seja arrogante porque você tem estudo, não seja autoconfiante porque você é bem informado. Consulte tanto o homem ignorante quanto o sábio."

2 comentários:

Thais Bozzetto disse...

Bonita frase!
Sabe que também estudei com a Margareth. Estudei na escola Meidaneira onde ela dava aulas lá pela década de 70 e depois estudei na UFRGS!!!!!
Eram junto com as aulas da Silvia Copè minhas prediletas!!!!!
Bjs

Mente inquieta disse...

Bah, que privilégio ter tido aula com ela no colégio!! Isso deve ajudar a explicar tua paixão pelo Egito!
E a Copé também é ótima!
Bjs