segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Steak au poivre

Já comentei outras vezes que uma das paixões deste glutão é a comida. Algumas vezes ao longo do ano gosto de entrar no cozinha e fazer uma bagunça. Nas férias faço isso com mais frequência. Dia desses fiz esta, o nome é meio fresco e pomposo, mas a receita é extremamente simples (6 ingredientes), barata e boa. Tá no Anonymus Gourmet - Novas receitas (J. A. Pinheiro Machado)
Aí vai:

Steak au poivre
(Bife com pimenta)

Ingredientes (6 pessoas - bom, se eu estiver junto, não dá para 6...):
1 kg de bifes macios
1 xícara de pimenta-do-reino em grãos (ver comentário ao final)
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 doses de conhaque
1 xícara de nata

Preparo
Espalhe os grãos de pimenta sobre uma tábua e triture-os com um rolo de massa. Unte os bifes com azeite de oliva e coloque-os sobre a pimenta triturada, pressionando ligeiramente para que ela possa aderir à carne, recobrindo-a inteiramente. Numa frigideira bem quente coloque metade da manteiga e um pouco de azeite de oliva. frite os bifes, dourando-os dos dois lados. coloque-os numa travessa, acrescentando sal a gosto.

Molho: na frigideira utilizada, que estará ainda com a gordura quente e com a pimenta no fundo, acrescente o restante da manteiga e do azeite e uma dose de conhaque e misture bem, procurando solta a pimenta e o molho do fundo. Flambe esta mistura inclinando cuidadosamente a frigideira na direção da chama do fogão, até que o conhaque se inflame (ou então com o fósforo mesmo). Quando a chama do flambado se apagar, acrescente a nata e o restante do conhaque e engrosse o molho no fogo brando, mexendo sempre. derrame o molho sobre os bifes e sirva em seguida. Zulivre!!!!


Algumas dicas:
1. Quem não é muito chegado em nata (como eu) pode substituí-la por creme de leite.
2. Em relação à pimenta: pode começar aos poucos, de acordo com seu paladar: Na primeira vez que fiz, botei muito menos pimenta do que diz na receita (acho que metade), pois fiquei com medo. Na segunda vez coloquei um pouco mais, e já ficou no meu ponto.
3. Use a pimenta recomendada (do reino). Se tentar fazer com outra, óia as hemorróidas!!!
4. Costumo indicar um vinho com as receitas que coloco aqui, mas dessa vez vou fazer diferente. Como a pimenta potencializa (destaca) o álcool, e como o vinho tem, normalmente, mais do que o dobro de álcool da cerveja, essa receita vai melhor com cerveja mesmo. Até porque é picante, aí uma cerveja ESTUPIDAMENTE gelada casa melhor mesmo!

2 comentários:

Milton Morales disse...

Opa, receita anotada... diferente do amigo, não sou nem "metido-a-Gourmet", mas às vezes me aventuro na cozinha para comer algo diferente... essa me agradou bastante... está no meu "to-do list"... hehehe

Abraços!

Mente inquieta disse...

Tenta, que é barbada!!!
Abraço