sábado, 20 de março de 2010

Pelo menos uma boa notícia no final...

Na boa, quem foi que deixou a Xuxa falar ou se relacionar com os "altinhos"? Ela se deu tão bem e construiu uma verdadeira fortuna com os 'baixinhos', por quê não continua com eles?
Certo, podem me acusar de bairrista, mas ver a rainha dos baixinhos participar da manifestação pelo pré-sal no Rio de Janeiro, contra o projeto do Ibsen Pinheiro, foi algo deprimente. Aliás, ver o prórpio Ibsen solto e ativo na política já não é coisa muito fácil de engolir, mas tenho que admitir que seu projeto sobre a exploração do pré-sal é bola dentro.
A questão, para os desavisados, é bem simples, resumidamente: o objetivo do projeto é promover uma nova forma de redistribuição dos royalties do pré-sal, para que todos os estados e municípios, independentemente de serem produtores ou não, recebam, segundo as regras do Fundo de Participação dos Municípios e dos Estados. Nada mais justo, e mais do que na hora, já que o petróleo e o pré-sal são riquezas NACIONAIS.
Claro que a menina dos olhos do Brasil, o Rio, choramingou, pois deixaria de ganhar uma boa grana. Grana, aliás, que, por mais que entre naquele estado (como já vem entrando, faz tempo...), nunca é suficiente. Ou o Rio já é referência em segurança? Em educação? Em saúde? Sabendo administrar seu patrimônio natural, artístico e histórico, tem como obter muito mais dinheiro; que desçam do pedestal e façam, então um curso com o pessoal de Gramado!
Enfim, dá para entender o pessoal do Rio manifestando sua contrariedade a tal projeto. Sério, dá mesmo. Agora, ver a Xuxa, fazendo isso... Ela que é filha de um estado que seria beneficiado com tal projeto... Espetáculo no mínimo patético! Ao menos traz um alento. Um estado que já gerou, entre TANTAS outras coisas boas, a Elis, os Veríssimos, o Scliar, as mais belas mulheres, etc., etc., etc.; e que teve que engolir, por outro lado, os generais Médici e Geisel... Agora, ao menos, podemos bater no peito com orgulho e bradar: a Xuxa, definitivamente, não é gaúcha!

Nenhum comentário: