sexta-feira, 10 de abril de 2009

Leite derramado


Grande dica para este feriadão: Leite derramado, quarto romance de Chico Buarque. Comprei na semana passada e tinha guardado para ler no feriadão, mas comecei a ler ontem e terminei hoje pela manhã (sexta-feira), tão bom que é.
Escrito de forma peculiar, como se fosse a pura transcrição das memórias de um velho centenário, nascido em 1907, que encontra-se então em um leito de hospital, narrando a saga da nobre família Assumpção, desde a vinda para o Brasil, com a família real portuguesa, até a dilapidação do extenso patrimônio da família, por genros e pelo bisneto. Vai, em seus desabafos, localizando cenas e contextos, com D. Pedro II, Campos Sales, Washington Luís, Vargas, a ditadura militar, etc., tudo isso em meio a lembranças esparsas, que vão e voltam, entremeadas por seu conturbado amor à ex-esposa.
Livro, enfim, para consolidar o nome de Chico Buarque no romance brasileiro (para mim, pessoalmente, já está consolidado, mas muitos leitores e críticos enalteciam, antes deste livro, apenas o premiado Budapeste).

Nenhum comentário: