quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Praia, finalmente!!!!

Pessoal, até que enfim vou sair deste forno e desta floresta de concreto, carros e barulho em que me encontro e vou passar uns quinze dias na praia.
Mas apareçam, já tem quatro postagens programadas para entrar neste período, só para não perder o costume!!!
A mente vai continuar inquieta, mas mais descansada!
té+

domingo, 25 de janeiro de 2009

Xixi de anjo

Como estou de férias, tenho testado novas receitas; iria colocar uma aqui, que deixarei para outra hora. Como ainda não fui para a praia, e portanto estou torrando na cidade, vai uma receita de bebidinha que é o canal no verão; experimentem que vale (muito) a pena:

XIXI DE ANJO

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata e 1/2 (a do leite condensado) de vodka
  • 1 xícara de suco de laranja
  • suco de 1 limão
  • gelo picado

Preparo:

  • Bater tudo no liquidificador (viu, sem trema!!!!)
  • Servir com gelo
  • Correr pro abraço!!!

Quando fizerem, podem me convidar!!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Simples e direto

Confesso que não li nada do tal Louis Brandeis, a frase que cito dele aqui é na verdade uma citação do incansável Elio Gaspari em sua coluna no Correio do Povo deste domingo. Brandeis foi juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos - vejam só - de 1916 a 1939, e olha a pérola que ele cunhou:

"Nós podemos ter democracia, ou podemos ter muita riqueza concentrada nas mãos de poucos, mas não podemos ter as duas coisas"

Uma frase. Simples e direto.
Precisa dizer mais alguma coisa?

sábado, 17 de janeiro de 2009

A "nova" esquerda

Pois olha só... Quem não acreditava mais em uma virada à esquerda do governo Lulla PazeAmor, precisa rever sua posição! Pelo menos, há ainda uma grande consideração com governos ou pessoas de esquerda em outros países. Basta ver o caso da concessão de refúgio político ao italiano Cesare Battisti, acusado de crimes na Itália. Ainda que se argumente que os crimes foram políticos, algumas vítimas eram civis...
Algumas pessoas estão acusando o governo de agir com dois pesos e duas medidas, relembrando o episódio do Pan em 2007, quando dois boxeadores cubanos (Erislandy Lara e Guillermo Rigondeaux) desertaram da delegação cubana e acabaram deportados ao seu país, com o aval do mesmo Tarso Genro que agora refugia Battisti.
Nas verdade, não há dois pesos nem duas medidas. O critério é o mesmo: ajudar socialistas. No caso dos cubanos, tentaram passar a perna em Fidel/ Raul Castro. O governo não deixou. No caso Battisti, ele próprio é o representante do comunismo; os homicídios que lhe são atribuídos ocorreram durante um contexto de atuação de grupos comunistas na Itália, décadas atrás.
A coisa é simples assim, bem como arbitrária e pessoal assim... Como dizia Orwell, "Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros"! (Já leram "A Revolução dos Bichos"? Pois tratem de ler AGORA!!!)

E há mais problemas nessa decisão do Ministro Tarso Genro: em primeiro lugar, com um simples canetaço, ele retirou a prerrogativa do STF de julgar o caso. Em segundo lugar, é importante lembrar que o recurso do asilo político serve para defender pessoas perseguidas por regimes ditatoriais ou autoritários, e que, portanto, não teriam condições seguras ou imparciais de terem uma defesa justa. Tal, porém, não é o caso do Itália, que vive atualmente um regime democrático constituído e reconhecido perante a comunidade internacional.
Como se percebe, portanto, o Brasil é uma grande Pasárgada, e quem é amigo do Rei está feito!!!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Agora sim!

Brasileiro adora feriado, não é novidade! Tá não vou ser hipócrita: tem épocas do ano em que o cansaço (a palavra até é leve) é tão intenso, que eu também fico aguardando ou procurando um feriado no calendário...
Mas tem exageros: por exemplo, há quem diga que o ano só começa depois do carnaval. Até lá é tudo em função dele: ou é férias, ou é correria para deixar tudo em dia no trabalho para curtir todos os dias do carnaval. e como acaba numa quarta-deira ao meio dia, "ah, dá para emendar até o fim de semana"... Para outros, mais "caxias", começou, vejam só, no dia 05 de janeiro ("ah, antes não conta, era feriado, depois veio fim de semana, ...). Para alguns, o ano só começa quando iniciam as aulas. A cidade se enche, o trânsito volta a ficar caótico, as lojas, shoppings e ruas se enchem de novo etaí: começou o ano (com dois meses de atraso - março - mas tem gente que realmente pensa assim!).
Agora, de uns anos para cá, há uma nova "corrente": tem pessoal que diz por aí que o ano só começa mesmo quando inicia o Big Brother Brasil...
Putz... Ainda bem que a TV aqui de casa pega outros canais! E que tem bastante livros...

Aliás, se esse povo adquirisse o hábito de desligar o TV naquela meia hora ou quarenta minutos que dura o bíguibróder (nem digo antes, nas novelas todas) e fosse ler (livros, revistas, jornais), as coisas poderiam ser bem diferentes nesse país...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O texto, ou: a vida


Dica de leitura, para quem, como eu, está de férias:
Apesar da empáfia do autor, o livro é REALMENTE bom, a leitura flui sem se perceber. Isto por causa da forma como a obra é escrita; parece que se está sentado ouvindo-o contar histórias...
O livro narra a trajetória de vida de Scliar, desde a vinda de sua família para o Brasil, sua infância no Bom Fim, seus primeiros escritos, suas brincadeiras e passatempos na adolescência, condições de vida com o que existia na época e constante acompanhamento do que acontecia com os judeus. Mais tarde algumas histórias muito interessantes quando optou pela medicina e ao longo das duas carreiras, de médico e de escritor. Enfim, como diz o título, percebe-se que "texto" e "vida" se fundem em Scliar. É interessante ver também a evolução do estilo do autor, pois em cada fase ou acontecimento que ele relata, há um texto (conto ou crônica) ilustrando o que ele narrou, ou como se inspirou. Um dos primeiros, por exemplo, "Cego e amigo Gedeão à beira da estrada", é impagável, até porque o próprio Scliar admite uma falha que lhe havia escapado no conto e que um estudante de escola, durante uma palestra, é que lhe alertou!
Para quem gosta de escrever, o livro é leitura obrigatória!
Enfim, como já foi dito, é leitura bem leve, fácil, que flui agradavelmente!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Hi-Fi

Coisa muito boa, seguido pego para ouvir:

Não é o mais recente dele, mas está recheado de clássicos como Summer breeze (Jim Seals/ Dash Crofts), Norwegian wood (Lennon/ McCartney), Fifty ways to leave your lover (Paul Simon), Ruby Tuesday (Jagger/ Richards) e até o Bob Marley é lembrado, com I shot the sheriff.

Isto para citar apenas algumas músicas, o disco inteiro é imperdível. Como se percebe, o repertório é bem selecionado, e ainda com a marca da levada da velha dupla Lisboa/ Supekóvia. Para ouvir tomando whisky e batendo pezinho!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Reforma

Outra coisa: SE e QUANDO eu lembrar (e tiver paciência) eu vou escrevendo conforme a reforma ortográfica. Isso se eu não começar a usar só palavras que tenham trema. E acentos. Coisa meio enjoada isso, ainda mais depois de uma certa idade (tá, eu sei que se eu fosse dono de editora eu não estaria reclamando, mas esse, infelizmente, não é o caso!)...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Feliz 2009!

Estava sem o pc e sem a mínima vontade de ir a uma lan house, então dedico agora: UM PUSTA DE UM FELIZ 2009 a todos, que seja no mínimo melhor que 08 e os que vieram antes.
Que os sonhos/ projetos/ aspirações de cada um se realizem
Que saúde não seja problema
Que dinheiro seja de fato a solução (e que ele apareça!!)
Que as amizades se fortaleçam, pois são elas que nos seguram
Que a violência diminua
Que as pessoas acordem para a educação
Que a inteligência volte a ser valorizada, em lugar de modismos fúteis
Que o individualismo não mais predomine
Que o conteúdo seja mais importante que a embalagem
E que a gente possa continuar sonhando...