quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Espaguete ao conhaque

A boa mesa é sem dúvida um dos grandes prazeres da vida, e a culinária italiana é o que há de melhor. Agradeço sempre por ter boa saúde e uma mente despreocupada em relação a questões estéticas como medo de engordar, etc. Assim sendo, compartilho com o amigo leitor uma receita irresistível, simples mas com um toquezinho de sofisticação. É o seguinte:

Espaguete ao Conhaque

Ingredientes (para 4 pessoas):
- 500 g de espaguete
- água fervente abundante
- sal grosso
- 50 g de manteiga
- 1 colherinha de farinha
- 1 cebola picada
- 1/4 de maçã picada
- 1 copo pequeno de conhaque
- 200 g de nata (eu faço com creme de leite e fica o canal)
- 50 g de queijo ralado
- 100 g de presunto picado
- sal e pimenta a gosto

Preparo (olha que barbada!!):
1. Derreta a manteiga em uma panela e coloque a farinha, mexendo sempre. June a maçã e a cebola e mexa em fogo baixo. Flambe a cebola com o conhaque. coloque a nata e o queijo ralado, misture e adicione o sal e a pimenta.
2. Enquanto isso, em outra panela, coloque o sal grosso com a água fervente e o espaguete. Depois de pronto, reserve duas colheres da água em que a massa cozinhou e passe o espaguete na peneira. Coloque-o numa travessa, cubra aos poucos com o molho e misture. Coloque tiras de presunto e a água reservada por cima.
3. Sirva-se, de preferência acompanhado de um vinho expressivo como um Cabernet Sauvignon (por causa do conhaque)
4. Prove
5. Tente segurar o gozo
6. Agradeça o fato de poder saborear os pequenos prazeres da vida!


A receita é do livro A boa cozinha com sotaque italiano, de J. A. Pinheiro Machado e Iotti (Anonymus Gourmet e Radicci) - L&PM, e é fácil e prática mesmo. E EXCELENTE!!!! Sempre achei que o "flambado" fosse mais uma questão de estética (valoriza o prato) do que de paladar propriamente dito, mas é impressionante o gosto que deixa na cebola (e no molho)! Vale a pena experimentar!

Nenhum comentário: