segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Seu amigo esteve aqui

Sim, talvez algum amigo seu tenha aparecido aqui pelo blog, mas o título deste post, na verdade, faz referência a um ÓTIMO livro que acabei de ler (grande presente da Andressa): Seu amigo esteve aqui, da jornalista Cristina Chacel.

 Primor de texto (como normalmente ocorre em livros de jornalistas) e um personagem grandioso, merecedor de tal obra. Trata-se de Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto (codinome Breno), dirigente da VAR-Palmares, desaparecido no Rio de Janeiro em 15 de fevereiro de 1971, nas mãos de nossos sanguinários ditadores. É aquele mesmo Beto ao qual Dilma Roussef fez referência em seu primeiro discurso como candidata à presidência, em fevereiro de 2000.

O livro narra a trajetória de Carlos Alberto desde a adolescência (um pouco antes) em Minas Gerais, sua formação (acadêmica e teórica), sua história na militância de esquerda, ações e importância em seu contexto. É um bonito relato de uma vida digna de registro literário (e mesmo cinematográfico, o livro daria um ótimo filme...). Nos relembra e nos faz pensar no desprendimento e no idealismo daqueles que lutaram contra a ditadura. Realmente não deve ser fácil privar-se da família, do lar, do lazer e da própria identidade em nome de uma causa. E de uma causa que não é pessoal apenas, mas coletiva; de um país inteiro. Isso sem falar em todos os suplícios que ele (e outros presos políticos) devem ter passado nas mãos daqueles que deveriam proteger a sociedade.

Enfim, um ótimo livro, uma bonita homenagem e um lembrete, para que não caia no esquecimento esta triste página da nossa história.

2 comentários:

Unknown disse...

Que bom que gostou Rafa. Me parece muito interessante mesmo. Beijão, saudades!

Mente inquieta disse...

Bom é pouco!!!! Presentaço, mais uma vez muito obrigado!
bjs, saudade