sexta-feira, 4 de junho de 2010

Caindo os butiás!!!!

Post para cair todinhos os butiás do bolso! Revelações comprometedoras!!!!
Primeira: costumo comprar a zero hora de domingo. Explicação: preciso dos classificados, e essa parte (óbvio) eles não disponibilizam on-line.
Segunda: leio o caderno Donna, indiscutivelmente a melhor parte. Isso sim, é mais fácil de entender: tem o Moacyr Scliar, o Veríssimo, as dicas de educação (não-escolar) da Celia Ribeiro, que permitem sonhar com pessoas mais educadas, e, vez ou outra, tem alguém interessante na entrevista. A ordem que leio o caderno é essa.
Terceira, esta sim, bombástica: li este domingo a coluna da martha medeiros. Putz, agora sim... O título e a manchete em destaque me chamaram mesmo a atenção. São eles (respectivamente): "A elegância do conteúdo" e "Pouco valerá se formos uma nação de medíocres com dinheiro". Fala a verdade, lendo isso, não dá vontade de espiar o texto???
Foi o que fiz, e me surpreendi ao encontrar uma mensagem interessante aonde só costuma sair egocentrismo e futilidades.
A coluna destaca a relação inversamente proporcional que vem acontecendo no Brasil, entre crescimento econômico e decréscimo cultural. Lembra do crescimento do poder aquisitivo, da elevação do número de pessoas nas classes médias, e outros bons indicadores econômicos, mas adverte que isso não está se refletindo em melhoras no nível cultural. Ainda que mais gente esteja 'ganhando mais', essa renda a mais não está sendo revertida em cultura ou conhecimento. O brasileiro continua lendo pouco, e ocorre algo ainda pior: embora o acesso a obras, textos e conhecimentos dos maiores sábios e escritores da humanidade seja hoje praticamente ilimitado, lê-se e sabe-se infinitamente menos sobre eles nos dias atuais do que em outros tempos, onde se tinha uma série de limitações a tais materiais...
Neste sentido, leiam pelo menos estes dois trechos da coluna:
"Fico me perguntando como é que vai ser daqui a um tempo, caso não se mantenha o já parco vinculo familiar com a literatura, caso não se dê mais valor a uma educação cultural, caso todos sigam se comunicando com abreviaturas e sem conseguir concluir um raciocínio."
"De geração para geração, diminui-se o acesso ao conhecimento histórico, artístico e filosófico. A overdose de informação faz parecer que sabemos tudo, o que é uma ilusão, sabemos muito pouco, e nossos filhos saberão menos ainda."

É digno realmente de se pensar...
E de pretender mudar!

2 comentários:

Jú Martins disse...

Nível Cultural no Brasil?! è praticamente ZERO, isso que estamos no RS, vai subir o País pra tu ver... FODA²
E essa história de "gente ganhando mais...", é na verdade, milhões de outros na miséria... Sério, fico p* da vida com isso!!

bjubju

Mente inquieta disse...

Com certeza, como em todas as épocas e em todas as sociedades. Não se conseguiu inverter ainda a pirâmide social...
Mas é f...

bjuh