segunda-feira, 30 de março de 2009

Tudo pelo Social

Dica IMPERDÍVEL para quem gosta de comer bem e pagar pouco: Restaurante Tudo Pelo Social (Rua João Alfredo, 448 - Cidade Baixa - Porto Alegre - olha o mapa que fica facinho de achar!). Lugar já consagrado entre o pessoal sem frescura da cidade, frequentado por muita gente conhecida da cena local gaúcha (pessoal das principais rádios e de algumas bandas costumam marcar presença). O restaurante tem prestígio exclusivamente pela comida, pois o ambiente é simples e faz com que a gente se sinta à vontade. Entre os carros-chefe estão as Ala Minutas e o famoso Filé a Parmegiana, que, com os acompanhamentos, dá para umas três pessoas. O restaurante começou pequeno (sempre na cidade baixa), depois foi para o atual endereço, onde já passou por ampliações, tamanho movimento do local. Aos finais de semana, à noite, a rua enche, pois é repleta, nas duas calçadas, de barzinhos, mas sempre se consegue uma lugarzinho para estacionar. A propósito: nos almoços de sábado e domingo (após o passeio pelo Brique da Redenção) e nas jantas de sexta e sábado o local simplesmente enche. Ou chega-se cedo ou espera-se na fila. Mas, mesmo que se tenha que esperar, vale a pena!

sábado, 28 de março de 2009

Aniversário de Porto Alegre - II


Ainda no espírito de aniversário da cidade, uma boa dica é o livro Dicionário de Porto-Alegrês, do Luís Augusto Fischer. Não é novidade, foi lançado em 2000, mas continua sendo uma interessante fonte para entender o dialeto peculiaríssimo da gente "catega" (p. 69), que não fica "chorando as pitangas" (p.75) e que "chama na chincha" (p. 71) quando tem que chamar! É de "se encarniçar"(p.228), pois não dá "lombeira"(p.154) nenhuma!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Aniversário de Porto Alegre - I

Buenas, hoje (25/03) é véspera do aniversário de nossa cidade, e aí vai uma singela homenagem a ela. O vídeo e a música são bem conhecidos de todos, mas, para quem realmente gosta da cidade, sempre é legal rever.





Ainda que a cidade possua muitos problemas, que obviamente não aparecem no vídeo, sempre é tempo de prestigiar e sentir orgulho desta cidade, e lembrar que depende de cada um de nós deixá-la melhor. Seja separando o lixo, não colocando lixo nas ruas, denunciando pichadores (Telefone 100) e outras pessoas que estragam a cidade, denunciando todas as formas de violência, indo a jogos somente para torcer e comemorar; seja cobrando das autoridades a solução de problemas; ou, finalmente, seja ANALISANDO BEM as propostas e o HISTÓRICO de cada candidato, nos anos de eleição. Com estas atitudes teremos sempre (e cada vez mais) motivos para nos orgulhar de Porto Alegre e de sermos porto-alegrenses!

domingo, 22 de março de 2009

Contos Gauchescos

Bah, andei um tempo sem dar dicas de leitura (desde Gomorra, em 17 de fevereiro), como costumo fazer aqui com frequência, mas a demora tem uma justificativa: estava em uma fase meio pedagógica, digamos, onde li em sequência quatro livros a respeito de didática e de possibilidades da informática na educação, pois estou montando um blog para trabalhos de turmas.
Voltando já ao cotidiano, após estas leituras li finalmente o Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto. Digo "finalmente" porque já tinha começado a lê-lo duas vezes, há alguns anos, mas tinha achado meio maçante, principalmente por causa do linguajar (como em O sertanejo, de José de Alencar). Agora, finalmente, consegui iniciar e terminar a leitura. Claro, é um estilo ao qual não se está acostumado, mas depois de algumas páginas, a leitura vai fluindo, dá para acompanhar e entender perfeitamente cada conto. É como se o leitor estivesse rodeado de amigos, em volta do fogo, água na chaleira e chimarrão de mão em mão: como conversas, em que um e outro vão contando causos. Ou seja, e não é demais lembrar, quem gosta desse tipo de coisa, de situação, e do folclore do RS vai certamente gostar bastante da leitura; quem não gosta disso, dificilmente passará de umas 10 ou 15 páginas.
Tem em edição de bolso, e é bem baratinho!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Motown

Para os verdadeiros fãs de soul music, dica imperdível:


Coletânea com 4 CDs de grandes mestre do gênero da lendária gravadora (em sua fase áurea), como Marvin Gaye, Jackson 5, Commodores, Temptations, Four Tops, Stevie Wonder, Marvelettes, Supremes, etc.
Música da boa, swing, ritmo e alma de sobra.
Vale ouvir, mesmo quem pensa que não gosta!

domingo, 15 de março de 2009

Risoto Adeus Regime

Bom, essa receita que segue é uma das raras criações minhas até o momento. Gosto de me aventurar pela cozinha, mas normalmente sigo receitas. Ontem, porém, sem muita coisa em casa, e sem muita vontade de sair às compras, improvisei com o que tinha e até eu me surpreendi com o resultado. O nome é provisório, e fruto da falta de tempo para pensar em outro melhor! Aí vai:
RISOTO ADEUS REGIME
Ingredientes (4 pessoas):
  • 1 xícara e 1/2 de arroz arbóreo
  • 1 copo de vinho branco
  • 1/2 perna de calabresa
  • 100g de cogumelos, com o caldo
  • 1/2 brócolis
  • 1/2 lata de milho
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de manteiga
  • 1/2 copo de requeijão
  • sal e pimenta a gosto

Preparo:

1) Cortar os ingredientes:

  • a linguiça ao meio e depois em fatias.
  • os cogumelos, se forem grandes, em 4 partes
  • os ramos, levemente cozidos, de brócolis

2. Frite levemente, até perder a cor, a cebola e o alho; em seguida acrescente a linguiça e continue fritando, em fogo baixo, até dar cor à cebola.

3. Acrescente o arroz, o sal e a pimenta; em seguida adicione o vinho branco, mexendo sempre.

4. Quando secar quase totalmente, adicione o caldo da conserva dos cogumelos e continue mexendo.

5. Quando estiver quase totalmente seco, vá acrescentando água e mexendo sempre.

6. Finalmente, depois de mexer por mais alguns minutos, adicione os cogumelos e o brócolis, mexendo sempre.

Algumas dicas:

Bom ter uma salada verde, de folhas junto - alfaces, radiche, rúcula

Não tem jeito: risoto tem que mexer sempre. Faça a salada antes ou peça a outra pessoa para fazer (bem como colocar a mesa, etc.)

O ponto certo do risoto é levemente pasta e o grão al dente

Não adianta usar um vinho "vagabundo" para colocar na receita e servir o prato com um vinho bom, a diferença vai aparecer na boca, e não deverá ser agradável, pois a tendência é piorar o bom vinho que estiver sendo tomado, e não melhorar o da comida!

terça-feira, 10 de março de 2009

Educação para que?

Assusta ver o quanto, definitivamente, a educação, o conhecimento, a cultura não são considerados bens importantes em nosso país. Não há novidade nisso, basta ver quem vem se dando bem na música nos últimos anos ou os tipos de programas de TV que são os mais assistidos... Basta ver, também, o descaso ao qual está relegada (desde sabe-se lá quando) a educação. Salários miseráveis (provavelmente é a categoria, entre as de nível surperior, com os menores salários), superlotação de turmas, aumento de horários, preconceito por parte de governantes e de boa parte da sociedade - como se fosse uma coisa feia ou imoral ser Professor...
Igualmente estarrecedor foi ver ontem, no CQC (enfim voltou) que deputados federais (puxa) não sabem, por exemplo, onde fica Guantánamo... Outros não fazem a mínima ideia do que seja Protecionismo!!!!!!! E, o que é pior: ainda fizeram o que mais sabem: tentaram enrolar o povo com respostas na base do "embromation", esquecendo que aquele microfone preto estava na mão de gente inteligente e informada, como a audiência do programa.
A inversão de valores é tamanha, nos dias atuais, que parece até que é feio saber de alguma coisa, ter uma certa cultura ou conhecimentos... Esses imbecis engravatados estão nadando em dinheiro, assim como jogadores de futebol, funkeiros, etc. Sem preconceito, mas se precisar chegar a tal grau de ignorância (como o demonstrado pelos "nobres" deputados) para vencer na vida, é hora de mudar de país mesmo...

domingo, 8 de março de 2009

Parabéns!

Parabéns às mulheres por este dia. Homenagem simbólica, pois todos nós (homens e mulheres) sabemos que o mundo é delas, e todos os dias. Pelo poder que têm, e por normalmente saberem usá-lo na hora certa. Por saberem, por exemplo, como levantar um homem e, quando traídas, como levá-lo ao fundo do poço. Por fazerem de um homem comum um Grande Homem, e, quando querem, por transformar um Grande Homem em quase nada. Por levarem os homens à loucura e, normalmente, esquecerem de tirá-lo de lá - lembremos das palavras do jovem Werther, de Goethe: "Por que é que aquilo que faz a felicidade do homem acaba sendo, igualmente, a fonte de suas desgraças?". Por, muitas vezes, saberem se fazer entender sem dizer uma única palavra - e por, às vezes, proferirem discursos imensos sem que consigamos entendê-las... Por colocarem sensibilidade onde só há razão (ainda que isso às vezes seja virtude, e outras vezes seja defeito!). Finalmente, entre centenas (talvez milhares!) de outros motivos, por deixarem o mundo muito mais bonito!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Haia

Inédita a decisão do Tribunal Penal Internacional de Haia, desta quarta-feira. Em sete anos de funcionamento, pela primeira vez emitiu uma ordem de prisão contra um chefe de Estado em exercício. Trata-se de Omar al-Bashir, acusado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Darfur, no Sudão. De fato, com o governo de al-Bashir o Sudão foi empurrado para um islamismo radical, e começaram então verdadeiros combates aos """"infiéis"""" (terão sido suficientes estas aspas?) animistas e cristãos do sul. Segundo estimativas da ONU, mais de 300.000 pesssoas morreram e mais de 2.000.000 fugiram da região desde o início dos conflitos, em 2003. Números, portanto, que não podem ser desprezados.
Resta saber, agora, se a decisão do Tribunal foi em função apenas destes números ou se está também vinculada ao fato de o país ser atualmente o segundo maior fornecedor de petróleo para a China...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Enodicas II

Outra dica boa e barata, ainda mais para esses dias de calorão que estão por aí:
Marcus James Blanc Chardonnay. Refrescante (gelado, como todo branco), de boa uva e que casa muito bem com os pratos normalmente mais leves do verão.
E bem acessível, dada a qualidade: em torno de R$ 15,00 por aí!

terça-feira, 3 de março de 2009

Ops!!

Ops, não sei o que houve...
Só anunciei o CQC porque eu mesmo vi um flash na programação, com o Cortez e o Andreolli, com o 'uniforme' e óculos do CQC em pleno carnaval da Bahia, anunciando a volta do CQC na primeira segunda-feira após o carnaval...
Eu também fiquei pendurado até umas 22:30 esperando, e nada... A torcida fica então para a próxima segunda-feira!
Sorry!

domingo, 1 de março de 2009

Lembrete

Apenas um rápido lembrete: amanhã (segunda, 02 de março) volta o CQC. Finalmente... A falta que faz um bom programa na TV aberta (talvez o único)...
Agora sim vai dar para dizer que 'começou o ano'!!