domingo, 26 de outubro de 2008

Adolescente irresponsável?

O amigo leitor deve conhecer vários daqueles adolescentes irresponsáveis, que aprontam mil e uma coisas e, na hora do aperto, vão pedir ajuda aos pais. Sim, alguns têm bem mais de 20 anos até, mas as mesmas características: a empáfia, a arrogância ("eu posso tudo"), a irresponsabilidade e a inconseqüencia típicas da idade, além da certeza da impunidade ("não dá nada"!)... O motivo pode ser o mais variado possível: colocar fogo em um mendigo (ou em índio), por exemplo, e depois ir correndo se esconder debaixo da toga de juiz do papai... Pixar prédios, se envolver com tráfico, fazer rachas nas ruas e matar alguém inocente... Comprar de tudo o que couber no cartão de crédito e depois não pagar e ser "socorrido" pelo papai ou pela mamãe zeloza... Enfim, exemplos não faltam.

O que é isso agora??? Discussão de valores/ mentalidades?

Não, a verdade é que o estágio atual do capitalismo nos lembra um pouco isso. A mentalidade do livre-comércio, da desregulamentação da economia, da não-intervenção do Estado na esfera econômica, enfim, do jogo especulativo do mercado imobiliário, que por alguns anos foi tão forte, tão dominante, agora pede ajuda ao papai. A voracidade, a inconseqüência e a irresponsabilidade de um setor da economia agora dependem do governo para se recompor. Em ambos os casos (no do adolescente que prejudicou alguém e no da economia) muitos pagam pelo erro ou desatino de alguns. Sendo que neste cenário que vemos atualmente, a velha máxima "lucros privados, prejuízo coletivo" é mais do que nunca latente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Até parece que o erro é do capitalismo... Que armadilha. Até parece que o estado deve intervir completamente na economia... Outra armadilha.
Marcelo

Mente inquieta disse...

O erro é da política de liberalização total da economia. Sim, foi um setor privado que causou tudo - mas não existiam regras claras (ou limites).
Não digo "intervir completamente", mas agora, ele não está intervindo? Agora pode? Se o Estado não pode intervir em nada na festa, por que é que depois é ele que tem que limpar o salão???