Cultura, atualidades, alimento para a mente, os olhos e o espírito (ah, e a pança também!).
domingo, 26 de outubro de 2008
Adolescente irresponsável?
O que é isso agora??? Discussão de valores/ mentalidades?
Não, a verdade é que o estágio atual do capitalismo nos lembra um pouco isso. A mentalidade do livre-comércio, da desregulamentação da economia, da não-intervenção do Estado na esfera econômica, enfim, do jogo especulativo do mercado imobiliário, que por alguns anos foi tão forte, tão dominante, agora pede ajuda ao papai. A voracidade, a inconseqüência e a irresponsabilidade de um setor da economia agora dependem do governo para se recompor. Em ambos os casos (no do adolescente que prejudicou alguém e no da economia) muitos pagam pelo erro ou desatino de alguns. Sendo que neste cenário que vemos atualmente, a velha máxima "lucros privados, prejuízo coletivo" é mais do que nunca latente.
sábado, 25 de outubro de 2008
Mudanças!!
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Muito Ruim!!!
Sim, eu sei que não caberia a história do mundo (ainda que de forma breve, como diz o título) em um livro, mas poderia ter alguma história, algo que perpassasse a obra, linkando os temas ou algo assim. O livro que meio que mudou minha vida, que fez com que me apaixonasse pela história, Deuses, túmulos e sábios (C W Ceram) é assim - o subtítulo é "O Romance da Arqueologia". E olha que li com uns dez ou onze anos de idade. E olha que tem umas quatrocentas páginas... Tá, é mais restrito, não pretende abordar TODA a história, mas tem um enredo. E, o principal - CUMPRE O QUE PROMETE, ao contrário deste outro (Uma breve...), que ainda por cima tem erros, espero sinceramente, de tradução (espero que as coisas grosseiras que vi não sejam do autor...). E, pior ainda, o autor constantemente insisite na "história do se" - o livro é quase que inteiro de suposições pessoais (algumas bem viajantes), tipo "se os EUA, desde a década de 1860 tivessem sido dividido em duas nações (...) o resultado da Segunda Guerra Mundial poderia ter sido muito diferente." Aham, assim mesmo, do nada. Sem apresentar porquê. Putz, analisa o que aconteceu, não o que NÃO aconteceu, será que é muito difícil?
E eu cheio de livros bons, perdendo tempo...
sábado, 11 de outubro de 2008
Contos de Amor e Ciúme
Amigos, acabo de ler Contos de Amor e Ciúme, de Machado.
Há alguns bem conhecidos, como A Cartomante, mas outras boas surpresas (ao menos para mim), como Frei Simão, O segredo de Augusta, O machete e To be or not to be. Além da constante ironia do autor, há um interessante retrato de época, com seus costumes (e dissimulações), jogos de interesses (e aparências) e valores (explícitos e implícitos). E o tema (amor/ ciúme), em Machado, não poderia ser mais apropriado. Mais a cara de Machado, só se fosse feita uma coletânea intitulada "Contos ambíguos"!!! Enfim, deve ter sido difícil a tarefa de Gustavo Bernardo ao selecionar os contos que compuseram este volume...