Não, a PequenAlice não dá trabalho nenhum. Ao contrário, ela é que me faz relaxar do meu extenuante ofício. Ele é que me tira todo o tempo. O leitor mais antigo do blog deve lembrar que a esta altura do ano eu normalmente já tinha lido e comentado uns vinte e poucos ou trinta livros, este ano foram ridículos 7 (oito agora). Mas vamos lá, espero que as coisas ainda se ajeitem.
Bom acabei agora, finalmente, de ler o "Os Farrapos", do Carlos Urbim. É sem dúvida o livro mais bonito que li nos últimos anos. Falo em termos de projeto gráfico: papel de qualidade, mais grosso e envelhecido, capa dura envelhecida, ilustrações antigas, etc. O livro foi feito para ser premiado (como de fato foi, levou em 2002 o Prêmio Açorianos, na categoria projeto gráfico.
Em termos de qualidade de texto, o melhor livro que há sobre a Revolução Farroupilha ainda é o História regional da infâmia, do Juremir. Mas este do Carlos Urbim é bom também, pela linguagem mais acessível e pelo grafismo, que realmente prende. Não se aprofunda muito em nenhum aspecto-chave, pois não é a proposta, como também não traz novidades em relação ao assunto. Para começar a estudar a revolução é uma boa pedida sim!